“Organizando uma Feira de Ciências”
Para organizar uma Feira de Ciências é fundamental ter senso de equipe, organização, empenho e muita disposição!
Os professores e a coordenação da escola devem ser os responsáveis pela organização desse evento, mas é claro que a ajuda dos alunos é muito importante.
Aos professores e coordenadores cabe a tarefa de prever o evento no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas para o funcionamento da feira, cuidar da segurança da feira em geral e de cada experimento especificamente, além de orientar a divulgação e montagem.
Para os alunos fica a tarefa mais gostosa e desafiadora desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja, observamos formularmos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses.
Seguem algumas dicas importantes para sua participação ser nota 10:
Tema: para escolha do tema você deve pensar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa. Lembre-se de que alguns fenômenos demoram anos para serem desvendados por cientistas e, portanto você não conseguirá pesquisar em pouco tempo;
Método científico: além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja, observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;
Materiais: não se esqueça de fazer uma lista de materiais que deverão ser utilizados no experimento, isso evitará que passe por apuros nos dias de apresentação;
Tempo: organize bem o tempo que dispensará para esse trabalho sem deixar de lado as outras atividades escolares;
Continuidade: escolha um tema que poderá ter continuidade nos anos seguintes, à medida que você vai se aprofundando no conteúdo;
Anotações: à medida que você vai desenvolvendo suas habilidades científicas, surgirão ideias a todo o momento, quando você menos imaginar, andando de bicicleta, passeando no shopping, etc., assim, tenha sempre em mãos uma caderneta de anotações para não deixar nada escapar!
“Ideias para Feira de Ciências”
Uma maquete feita de massa de modelar, garrafa pet, papel dobradura, entre outas coisas recicláveis. Esta maquete é uma representação sobre a cadeia alimentar, desde os produtores aos consumidores, é uma ideia muito boa a ser trabalhada.
Outra maquete que nos mostra como é feito o abastecimento de água potável, é fácil e simples de fazer, pode até ser utilizado materiais recicláveis para a montagem deste belíssimo trabalho.
Muito legal e interessante esta maquete ela representa a chuva ácida e como ela ocorre, é um trabalho muito bem-feito e elaborado ótimo para ser apresentado em feiras de ciências.
O vulcão entrando em erupção é um dos projetos mais apresentados em uma feira de ciências, os alunos podem inovar, ou seja, monta-los de maneiras diferentes com maquetes mais elaboradas, coloridas, aí deixa a imaginação de levar.
Como o vulcão o sistema solar é também o projeto mais utilizado nas feiras de ciências das escolas, é um ótimo trabalho e pode ser feito de diferentes formas, isso cabe aos alunos decidirem entre si, mas é excelente, pois o sistema solar é uma coisa trabalhada em todos os anos escolares.
Este projeto foi feito por um grupo de estudantes de robótica do NexTI na 2º feira de ciências Tecnológicas e Humanas.
É um projeto bem interessante, mais muito avançado para alunos do ensino fundamental, mas pode servir como modelo que com toda certeza vira a surgir na cabecinha de cada um deles.
“O Incrível Mundo de Beakman”
É um seriado infantil que era transmitido pela TV Cultura no ano de 1992, onde um cientista chamado Beakman juntamente com seus assistentes o famoso rato Lester e sua linda assistente Phoebe, ensinava as crianças um pouquinho sobre o incrível mundo da ciência, foi um programa muito famoso na época considerado um programa educativo para todas as idades.
É legal que vocês como professor incentive os alunos a assistirem este programa na internet, no youtube, ou tentar compra-lo pela internet em algum site seguro, este programa vai ser de grande ajuda para você professor, pois ele prende a atenção dos pequenos por mostrar coisas super interessantes que ira estimula-los a querer aprender sempre mais e mais, incentive também os pais a adquirirem este seriado para seus filhos, tenha certeza que será muito útil para ambas as partes.
Bibliografia:
Boa noite. Gostaria de saber que matérias forma utilizados para fazer a maquete de chuva ácida?
ResponderExcluir