É um espaço destinado a vocês
professores com atividades e planos de aula pronta que podem servir como modelo
para as suas aulas em sala de aula.
Aproveitem… Boa aula a todos.
Antes das atividades um texto
para você professor, leia-o e reflita sobre cada palavra escrita.
Boa leitura…
* Texto;
* Atividades;
*
Planos de aula.
Se divirta e aproveite o máximo.
“SE ME
RESTASSE MAIS UMA AULA”
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Como
seria esta aula?
Eu aprenderia antes de iniciá-la,
O nome de cada aluno.
Observaria o brilho de cada olhar
E o encanto de cada sorriso.
Então a última lição ensinada
Seria cuidadosamente planejada,
Para não apagar de cada aluno
Seu brilho e encanto.
Esta aula falaria de solidariedade, de amizade e respeito.
Falaria de coisas simples e úteis para a vida.
Falaria da responsabilidade de dedicar à lição aprendida,
Para a construção de um mundo de amor, de paz e esperança.
Não se perderia tempo com ensinamentos inúteis.
Com competição e egoísmo.
E ao final dela nos abraçaríamos e sorriríamos.
E escreveríamos poemas sobre o presente.
E iríamos para as ruas
Falar de solidariedade.
E correríamos para as nossas casas
Para abraçar nossas famílias e amigos.
Mas não é preciso esperar a última aula.
Nem tão pouco buscar a justificativa do impossível.
Pois das dificuldades do presente,
Nasce o professor que transforma o mundo.
"Atividades"
“Planos de Aula”
1º PLANO DE AULA
|
||
A-
PÚBLICO ALVO
|
||
Etapa
de Ensino: (X) Educação Infantil ( )
Ensino Fundamental
|
||
B-
PERFIL DA TURMA
|
||
1
Número de alunos que compõem a turma:
|
||
2
Organização da sala de aula.
2.1
Descrição da disposição das carteiras
dos alunos na sala de aula/ambiente.
2.2
Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula.
Além dos vários cartazes
espalhados pela sala contendo:
2.3
Avaliação quanto a possibilidade dos alunos serem organizados em grupos ou em
duplas.
|
||
3
Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro.
|
||
4
Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escolar de seus
filhos.
|
||
C-
TEMA DA AULA
|
||
1- Disciplina
vinculada ao tema:
|
||
2 - Descrição do tema da aula.
|
||
D- JUSTIFICATIVA
|
||
|
||
E- OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA
|
||
|
||
F- DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA
|
||
|
||
G- PROCEDIMENTOS DE ENSINO
|
||
No decorrer da atividade,
a professora deverá orientar às crianças, mas deixando-as desenvolver suas
habilidades sozinhas, até que elas estejam atentas ao seu próprio desenho.
|
||
H- RECURSOS DE ENSINO
|
||
|
||
I- AVALIAÇÃO (anexar o Instrumento de
Coleta de Dados elaborado pela equipe)
|
||
|
||
J-
RECURSOS MATERIAIS
|
||
Elementos/ Recursos
|
Especificação do
recurso
|
Quantidades
|
Pessoal
|
Criança e Professora.
|
12 crianças e
1 professora.
|
Instalações
|
Sala de aula, com mesinhas e
cadeirinhas.
|
1 sala, 4 mesas e
16 cadeiras.
|
Material Permanente (equipamentos)
|
Pincéis, Tintas Guaches.
|
15 pincéis e
15 caixinhas de tintas guaches.
|
Material de Consumo
|
Folhas sulfites A4.
|
24 unidades.
|
2º PLANO DE AULA
|
||
A-
PÚBLICO ALVO
|
||
Etapa
de Ensino: (X) Ensino Fundamental “ 2º série”.
|
||
B-
PERFIL DA TURMA
|
||
1
Número de alunos que compõem a turma:
|
||
2
Organização da sala de aula.
2.2
Descrição da disposição das carteiras
dos alunos na sala de aula/ambiente.
2.2
Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula.
|
||
C-
TEMA DA AULA
|
||
1-
Disciplina vinculada ao tema:
|
||
D- OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA
|
||
|
||
E- DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA
|
||
|
||
F- PROCEDIMENTOS DE ENSINO
|
||
* Onde você encontrou o cartão com as
vogais?
* Onde os cartões com as consoantes
foram encontrados?
* Qual foi o grupo que conseguiu mais
cartões? Por quê?
* O que vocês acharam das brincadeiras?
|
||
G- RECURSOS DE ENSINO
|
||
|
||
H- AVALIAÇÃO (anexar o Instrumento de
Coleta de Dados elaborado pela equipe)
|
||
|
||
I-
RECURSOS MATERIAIS
|
||
Elementos/ Recursos
|
Especificação do
recurso
|
Quantidades
|
Pessoal
|
Criança e Professora.
|
12 crianças e
1 professora.
|
Instalações
|
Sala de aula, com mesinhas e
cadeirinhas,
Quadra.
|
1 sala,
5 mesas
13 cadeiras,
1 quadra esportiva
|
Material Permanente (equipamentos)
|
CD’s, Rádio portátil, Apito.
|
2 CD’s,
1 rádio portátil,
1 apito;
|
Material de Consumo
|
Folhas sulfites A4, Cartões.
|
24 unidades,
50 cartões.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário