quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Pensa que acabou?"

É um espaço destinado a vocês professores com atividades e planos de aula pronta que podem servir como modelo para as suas aulas em sala de aula.

Aproveitem… Boa aula a todos.

Antes das atividades um texto para você professor, leia-o e reflita sobre cada palavra escrita.

Boa leitura…

* Texto;
* Atividades;
* Planos de aula.


Se divirta e aproveite o máximo.


“SE ME RESTASSE MAIS UMA AULA”
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Como seria esta aula?

Eu aprenderia antes de iniciá-la,
O nome de cada aluno.
Observaria o brilho de cada olhar
E o encanto de cada sorriso.
Então a última lição ensinada
Seria cuidadosamente planejada,
Para não apagar de cada aluno
Seu brilho e encanto.

Esta aula falaria de solidariedade, de amizade e respeito.
Falaria de coisas simples e úteis para a vida.
Falaria da responsabilidade de dedicar à lição aprendida,
Para a construção de um mundo de amor, de paz e esperança.

Não se perderia tempo com ensinamentos inúteis.
Com competição e egoísmo.
E ao final dela nos abraçaríamos e sorriríamos.
E escreveríamos poemas sobre o presente.
E iríamos para as ruas
Falar de solidariedade.
E correríamos para as nossas casas
Para abraçar nossas famílias e amigos.

Mas não é preciso esperar a última aula.
Nem tão pouco buscar a justificativa do impossível.
Pois das dificuldades do presente,
Nasce o professor que transforma o mundo
.


"Atividades"

















“Planos de Aula”

1º PLANO DE AULA
A- PÚBLICO ALVO
Etapa de Ensino: (X) Educação Infantil (   ) Ensino Fundamental
B- PERFIL DA TURMA
1 Número de alunos que compõem a turma:
  • 12 alunos;
  • 6 meninas;
  • 6 meninos.

2 Organização da sala de aula.
2.1  Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente.
  • A sala está organizada com mesas quadradas pequenas e coloridas, em cada mesa tem quatro cadeirinhas e os alunos escolhem onde querem se sentar, assim tornando a aula mais agradável.

2.2 Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula.
  • Na sala tem  1 armário, onde é armazenado as pastas com as atividades, os materiais e os objetos de higiene das crianças, possui também 1 mesa e 1 cadeira para o professor, 1 TV de 20 polegadas, 1 aparelho de DVD, 1 lousa, 1 mimeógrafo, 1 rádio com toca CD, 1 prateleira com livros infantis.
Além dos vários cartazes espalhados pela sala contendo:

  • O nome dos alunos;
  • O ajudante do dia;
  • Calendário;
  • Flanelógrafo;
  • Numerais;
  • Alfabeto;
  • As palavras mágicas;
  • Um varal com as atividades das crianças
  • 2 cestos, 1 de ursos e bonecas e outro de peças de encaixe.

2.3 Avaliação quanto a possibilidade dos alunos serem organizados em grupos ou em duplas.
  • Como mas mesas são quadradas e já tem 4 alunos sentados na mesma mesa, agrupamos duas mesinhas juntas, formando um grupo grande, variando as crianças de grupo para que possam se interagir entre elas.

3 Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro.
  • Muitas famílias são carentes, e não podem oferecer informação a seus filhos, ficando a cargo da escola fornecer estes meios de informação e aprendizagem.
4 Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escolar de seus filhos.
  • Na maioria das vezes, os pais não participam das reuniões, e os que mais precisam raramente aparecem na escola, ficando a cargo da direção comunicá-los sobre o comportamento da criança e se preciso, convocá-los para uma reunião particular.

C- TEMA DA AULA

       1- Disciplina vinculada ao tema:
  • Artes.
 2 - Descrição do tema da aula.
  • As artes estão presentes no dia a dia, a criança precisa saber se expressar através das artes, do desenho, da pintura e a escola deve oferecer oportunidades para a criança se expressar, desenvolver seus pensamentos de formas variadas.
D- JUSTIFICATIVA
  • É importante a criança aprender artes, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo e para o desenvolvimento de sua criatividade.
E- OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA
  • Observar o esquema corporal dos membros de sua família;
  • Perceber as características físicas dos membros de sua família.
F- DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA
  • Desenho e pintura da família.
G- PROCEDIMENTOS DE ENSINO
  • Organizar as crianças em grupos, cada qual no seu lugar, depois fazer perguntas a elas sobre as pessoas de sua família, como eles são, o que gostam de fazer e assim por diante.
  • Após a conversa, distribua folhas de sulfite, tintas guaches e pincéis para as crianças,explique a elas que deverão fazer um desenho da mamãe, do papai e dos irmãozinhos e depois entregar para a professora.
No decorrer da atividade, a professora deverá orientar às crianças, mas deixando-as desenvolver suas habilidades sozinhas, até que elas estejam atentas ao seu próprio desenho.
H- RECURSOS DE ENSINO
  • Folhas sulfites;
  • Tintas guaches;
  • Pincéis.
I- AVALIAÇÃO (anexar o Instrumento de Coleta de Dados elaborado pela equipe)
  • Será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades artísticas, no relacionamento com a professora e os amiguinhos.
J- RECURSOS MATERIAIS
Elementos/ Recursos
Especificação do recurso
Quantidades
Pessoal
Criança e Professora.
12 crianças e
1 professora.
Instalações
Sala de aula, com mesinhas e cadeirinhas.
1 sala, 4 mesas e
16 cadeiras.
Material Permanente (equipamentos)
Pincéis, Tintas Guaches.
15 pincéis e
15 caixinhas de tintas guaches.
Material de Consumo
Folhas sulfites A4.
24 unidades.







2º  PLANO DE AULA
A- PÚBLICO ALVO
Etapa de Ensino: (X) Ensino Fundamental “ 2º série”.
B- PERFIL DA TURMA
1 Número de alunos que compõem a turma:
  • 12 alunos;
  • 6 meninas;
  • 6 meninos.

2 Organização da sala de aula.
2.2  Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente.
  • A sala está organizada com mesas quadradas pequenas e coloridas, em cada mesa tem quatro cadeirinhas e os alunos escolhem onde querem se sentar, assim tornando a aula mais agradável.

2.2 Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula.
  • Na sala tem 1 armário, onde é armazenado as pastas com as atividades, os materiais e os objetos de higiene das crianças, possui também 1 mesa e 1 cadeira para o professor, 1 TV de 20 polegadas, 1 aparelho de DVD, 1 lousa, 1 mimeógrafo, 1 rádio com toca CD, 1 prateleira com livros infantis.
C- TEMA DA AULA

1-      Disciplina vinculada ao tema:
  • Português, Matemática, Educação Artística e Educação Física.
D- OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA
  • Identificar as letras através de ilustrações;
  • Compreender e discriminar os conceitos em cima e embaixo;
  • Desenvolvimento da coordenação motora das crianças, através da pintura;
  • Estimular a atenção e a concentração através de jogos de memória.
E- DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA
  • Música;
  • Gincana;
  • Pintura de cartões;
  • Atividades em folha sulfite;
  • Jogo na quadra.
F- PROCEDIMENTOS DE ENSINO
  • Esconder os cartões antes dos alunos chegarem na sala de aula, e importante utilizar um apito para o bom andamento da atividade;
  • Receber as crianças com as seguintes músicas “Abecedário da Xuxa” e “ABC”;
  • Dividir a turma em 3 grupos de 4 alunos cada;
  • Pedir para que um grupo de cada vez procure pela sala os cartões que contenham a letra e o desenho que a corresponde;
  • Deve-se marcar um tempo para que as crianças encontrem os cartões de 10 a 15 minutos;
  • Distribuir os cartões pela sala na seguinte ordem, vogais sempre embaixo de algo tipo (mesas, cadeiras, lousa) e as consoantes sempre em cima.
  • Ao soar o apito os alunos deverão procurar os cartões e após o tempo previsto será necessário o professor tocar o apito pela segunda vez para que o grupo encerre a busca e volte ao seu lugar;
  • O grupo que encontrar mais cartões vence e recebe um cartão com palavras de incentivo (excelente, parabéns, bom trabalho, etc).
  • Após a gincana, organize os alunos em uma roda e converse com eles fazendo as seguintes perguntas:
*        Onde você encontrou o cartão com as vogais?
*        Onde os cartões com as consoantes foram encontrados?
*        Qual foi o grupo que conseguiu mais cartões? Por quê?
*        O que vocês acharam das brincadeiras?
  • O que se espera do aluno é que ele conclua por si só que os cartões contendo as vogais se encontravam sempre embaixo de algo e que as consoantes sempre se encontravam acima. Caso os alunos não cheguem a está conclusão, a aula terá prosseguimento com a pintura dos cartões encontrados, ao som de músicas infantis.
  • Os alunos desenvolveram duas atividades em folha sulfite onde deverão reconhecer as letras e as imagens que correspondem a cada uma delas;
  • Após a realização das atividades será desenvolvido um jogo na quadra da escola tipo “Vivo e Morto”, sempre que a professora disser uma vogal (a, e, i, o, u) os alunos deverão se abaixar, e ao falar alguma consoante (b, c, d, f, g, etc) os alunos deverão se levantar. Ganha o aluno que permanecer até final.
G- RECURSOS DE ENSINO
  • Rádio portátil;
  • CD”s;
  • Cartões contendo as vogais e as consoantes;
  • Folha sulfite A4;
  • Cartões com palavras de incentivo;
  • Lápis colorido;
  • Lápis grafite;
  • Apito;
  • Apontador;
  • Borracha.

H- AVALIAÇÃO (anexar o Instrumento de Coleta de Dados elaborado pela equipe)
  • A avaliação será realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as atividades propostas. Ao final da aula os alunos deverão compreender o conceito em cima e embaixo, bem como identificar a letra e o objeto a que ela corresponde, e a separar vogal e consoante.
I- RECURSOS MATERIAIS
Elementos/ Recursos
Especificação do recurso
Quantidades
Pessoal
Criança e Professora.
12 crianças e
1 professora.
Instalações
Sala de aula, com mesinhas e cadeirinhas,
Quadra.
1 sala,
5 mesas
13 cadeiras,
1 quadra esportiva
Material Permanente (equipamentos)
CD’s, Rádio portátil, Apito.
2 CD’s,
1 rádio portátil,
1 apito;
Material de Consumo
Folhas sulfites A4, Cartões.
24 unidades,
50 cartões.


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