quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Sarau"


O professor pode fazer um “sarau” na escola abordando uma sequência didática pouco ensinada atualmente, ou seja, a poesia e o poema.
É essencial que os alunos conheçam esse tipo de gênero literário, pois auxiliará e muito para sua formação da escrita e da leitura.
Ao trabalhar com a poesia e com o poema o professor estará despertando em seus alunos a sensibilidade, pois o poema e principalmente a poesia tem esse dom de despertar esse sentimento nos seres humanos, além de despertar também o interesse do indivíduo em produzir seus próprios poemas.
Os exercícios poéticos desenvolvem uma percepção mais rica na realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem literária.

“Elaboração de um Sarau”


* Para que o “sarau” seja realizado na escola é necessário que primeiro a direção da escola libere os professores e a escola para que o “sarau” seja organizado;
* Depois é necessário que os professores se reúnam entre si e decidam o que irão trabalhar com seus alunos neste “sarau”;
* Após cada um decidir o que será trabalhado com seus alunos, eles decidiram:
- O nome do evento
- Data
- Hora
* Por fim comunicaram aos alunos sobre o evento e iniciaram os trabalhos com eles;
Converse com seus alunos sobre o que é “sarau";
Como será o “sarau” realizado na escola;
Peça a opinião dos alunos é muito importante que eles participem do início até o fim da preparação para o evento;
Estimule seus alunos a participarem do “sarau” como:
- Recitando poemas;
- Fazendo paródias sobre poesias;
- Interpretando uma parte de algum poema que eles gostem;
Apresentação de uma dança sobre alguns trechos literários;
- Entre muitas outras coisas.
Trabalhe bastante com eles para que no dia do evento eles estejam bem afiados e demonstrando confiança neles mesmo;
No dia do evento, dê apoio aos seus alunos, diga a eles palavras que irão apoia-lo e incentiva-lo;
Na hora da apresentação dos seus alunos fique em um local onde eles possam te ver e assim eles não demonstraram medo e nem nervosismo;
Depois da apresentação parabenize cada um deles, eles irão se sentir muito felizes com eles mesmos.

“Dicas de Poemas para se Trabalhar em um Sarau”

O professor pode utilizar os seguintes poemas para se trabalhar com os alunos em um “sarau”.


“A bailarina”

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.


* O poema da bailarina é interessante para se trabalhar em um “sarau”, dá para as meninas se vestirem como bailarinas e interpretarem o poema fica aí uma dica muito interessante e legal para se trabalhar.

Outra dica legal e seus alunos irão amar é trabalhar com eles as poesias que eram lidas no seriado da televisão, que passava na “TV Cultura” antigamente o Castelo Rá-Tim-Bum se lembra?
É legal, pois são poesias de vários escritores famosos, e como faz parte de um seriado que as crianças gostam é bem mais fácil chamar a atenção deles.
Abaixo postarei alguns links de vídeos dessas poesias que vocês poderão estar utilizando para se trabalhar com seus alunos.


Uma obra literária interessante para se trabalhar em um “sarau”, é a obra de Monteiro Lobato “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, seus alunos podem apresentar uma pequena peça de teatro, ou simplesmente uma dança sobre a história do sítio mais famoso do Brasil, eles podem se fantasiar como os personagens para dar mais vida ao teatrinho. É mais uma dica de como se trabalhar em um “sarau”.
Abaixo algumas das obras de Monteiro Lobato para se trabalhar em um “sarau” com as crianças.


Os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo


Agora é com vocês professores é somente deixar a imaginação trabalhar, ter fé e tudo correra bem, basta somente sonhar e acreditar em seus sonhos.



Bibliografia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário