Abaixo algumas reportagens sobre educação, professores
e tudo que engloba o Ensino e a Formação de professores.
“1º
Reportagem”
“Segundo Fernando Haddad, a formação
docente é prioridade para o Ministério”
"Dar
aula não é nada simples. Talvez seja a atividade mais sofisticada que a espécie
humana já concebeu." A afirmação, do ministro Fernando Haddad, justifica a
ênfase que o Ministério da Educação (MEC) está dando à formação de professores
do Ensino Fundamental. Dos 10 bilhões de reais a mais que o MEC terá no
orçamento de 2009 (na comparação com o deste ano), essa será uma área de
destaque em investimento. E os cursos de Pedagogia e o Normal Superior foram
considerados - ao lado dos de Medicina e Direito - prioritários numa lista de
avaliações nacionais de faculdades e universidades.
Aprimorar
a formação docente é uma missão complexa. Como se pode ver na pesquisa que
norteia a reportagem de capa desta edição , o curso de Pedagogia está muito
distante das necessidades de quem leciona. Para aproximar o currículo do
"chão da escola", deve ser criado, agora, em outubro, o Sistema
Nacional de Formação do Magistério. A iniciativa prevê uma articulação entre os
dirigentes municipais e estaduais e as instituições de Ensino Superior para que
elas diplomem cerca de 70 mil educadores por ano. Sobre o tema, tão importante
para o futuro de nossa Educação, o ministro concedeu a seguinte entrevista a
NOVA ESCOLA.
A pesquisa que inspira a reportagem de capa desta edição mostra que o curso de Pedagogia não é focado nas práticas de ensino e nos conteúdos que devem ser ensinados às crianças. Por que chegamos a essa situação?
FERNANDO HADDAD É preciso lembrar como surgiu esse imbróglio sobre a formação dos professores de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Até algumas décadas atrás, havia apenas o Magistério de nível Médio. Com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de 1996, houve a tentativa de definir a obrigatoriedade de ter um diploma de Ensino Superior para lecionar. Mas isso só foi resolvido em 2003, pelo Conselho Nacional de Educação. Esse período de indefinição provocou o esvaziamento do Magistério de nível Médio e, ao mesmo tempo, os Institutos Superiores de Educação não ocuparam esse espaço. Por sua vez, a Pedagogia continuou sendo um curso genérico, sem dar ênfase às práticas de sala de aula.
Como mudar esse
cenário?
HADDAD Justamente porque o curso de Pedagogia não está preparado para formar professores, esse é o desafio do Sistema Nacional de Formação do Magistério, que pretendemos lançar ainda este mês, se possível no dia 15, Dia do Professor. Queremos que as universidades públicas sejam elas federais estaduais ou municipais, se comprometam com a formação dos professores da rede pública. É preciso também que as faculdades adaptem os currículos dos cursos de Pedagogia à realidade da sala de aula.
Quem será responsável pela implantação desse projeto?
HADDAD A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, organismo ligado ao MEC). Nos últimos anos, ela se especializou em avaliar cursos de pós-graduação e capacitar docentes que atuam nas próprias universidades, mas a ideia é fazê-la retomar sua missão original, de formar pessoal (em nível superior) para atuar em todas as etapas, a partir da Educação Infantil. Para isso, o Ministério praticamente dobrou o orçamento da Capes, que passou a ter 1 bilhão de reais só para esse fim.
As universidades têm autonomia para organizar seus cursos. Como a Capes poderá convencê-las a modificar os currículos?
HADDAD Da mesma forma como faz hoje: por indução, apontando caminhos e boas práticas. A Capes está preparada para atender à expansão das universidades federais e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja ênfase é as licenciaturas. Por lei, cabe a ela pagar bolsas de estudo as participantes de programas de formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica. Além disso, o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia as licenciaturas) também funciona como indutor. Se estamos avaliando a aprendizagem das crianças e dos jovens, por meio da Prova Brasil, temos de avaliar a capacidade dos professores de ensinar o que interessa para a escola. Os graduados em Pedagogia e nas licenciaturas estão preparados para lecionar? Se as perguntas forem bem elaboradas, o Enade pode nos ajudar a responder. Até agora, a temática específica - ligada à didática e à relação ensino/aprendizagem - não era o foco, mas as provas serão reformuladas.
Que outros objetivos têm o Sistema Nacional de Formação?
HADDAD Uma das diretrizes é estabelecer nexo entre as várias ações do MEC voltadas para a Educação Básica. Hoje ninguém é capaz de responder se existe compatibilidade entre os programas de formação inicial, as diretrizes das licenciaturas, a compra de livros didáticos, a Prova Brasil e o Enade. Nossa meta é alinhar o que está sendo ensinado e o que está sendo avaliado.
Isso levará à criação
de um currículo fechado para a Educação Básica?
HADDAD A Prova Brasil - por ser feita por escola, atribuir um conceito na escala do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e estabelecer metas - já está, indiretamente, começando a destacar pontos do currículo. As escolas sabem os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática que são avaliados na Prova Brasil e, se quiserem fazer os alunos avançar, vão acabar se apropriando das didáticas e se pautando por essas expectativas de aprendizagem. Eu acredito nesse modelo porque muitos estudos internacionais mostram que fazer essa avaliação por escola impacta positivamente o desempenho dos estudantes - e essa melhora é observável a curto prazo. A médio e longo prazos, o que precisamos é aumentar a expectativa, elevar o teto. Investir na qualidade dos cursos superiores exige tempo. O que não podemos é ficar parados, esperando para resolver tudo no futuro. É preciso avançar no que é possível com a atual graduação.
O que é preciso alterar no currículo dos cursos de formação?
HADDAD No caso da Pedagogia, a questão é contrabalançar melhor o espaço que ocupam disciplinas clássicas - como Sociologia, Filosofia, Psicologia e História da Educação - com as ligadas à didática. O fato é que é preciso incluir as competências básicas sobre o dia-a-dia da sala de aula, que sempre foram uma característica do curso Normal.
Qual é o peso da formação docente para a qualidade do ensino?
HADDAD Aqui, no MEC, trabalhamos simultaneamente no atendimento de três eixos (Educação Básica, Profissional e Superior) e quatro temáticas (avaliação, gestão, financiamento e formação). E eu não tenho dúvida de que a formação é, de longe, a temática mais importante. Se ela não for trabalhada, de nada adiantam recursos, boa gestão e avaliações periódicas. Só com bons professores, vamos fazer a diferença e garantir um ensino de qualidade em nosso país.
Que outras ações podem ser implementadas com esse fim?
HADDAD Pretendemos criar em cada estado um Fórum de Apoio à Formação do Magistério, constituído pelo secretário estadual de Educação, por representantes dos secretários municipais e pela seccional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, mais um delegado do MEC e profissionais das instituições públicas de ensino que oferecem cursos de Pedagogia e licenciaturas. Esse fórum terá como objetivo elaborar um planejamento estratégico com metas quantitativas e qualitativas.
Quais seriam essas metas?
HADDAD As quantitativas dizem respeito ao aumento do porcentual de professores da escola pública formados pelas universidades públicas. As qualitativas têm a ver justamente com a adequação do currículo do curso de Pedagogia às necessidades da escola. Se os dirigentes estaduais e municipais estiverem lado a lado com as instituições de ensino, trazendo suas demandas e dificuldades, e se conseguirmos organizar programas de formação continuada e alterar a inicial para atender às demandas das redes, vamos iniciar um processo no Brasil em que a União assume, via Capes, um protagonismo que nunca teve.
Isso já deveria ter ocorrido?
HADDAD Sem dúvida. Em minha opinião, um defeito da LDB foi ter colocado preferencialmente sobre estados e municípios a responsabilidade pela formação do Magistério - e apenas supletivamente sobre a União. Não se trata de impedir estados e municípios de oferecer cursos desse tipo. Ao contrário. Contamos com as universidades estaduais e municipais no Sistema Nacional de Formação do Magistério. Porém é o governo federal que mantém a maior parte das universidades públicas do país. E essa é uma contradição inaceitável que pretendemos alterar com a nova orientação para a Capes e uma alteração na LDB - que já foi aprovada na Câmara e no Senado e está de volta à Câmara para o aval final. A formação do Magistério deve ser feita em regime de colaboração entre União, estados e municípios, numa dinâmica em que o governo federal tenha tanto peso quanto os outros dois.
Em muitos casos, a formação continuada está funcionando para tapar os buracos da formação inicial. Qual deveria ser o foco?
HADDAD Para o MEC, o mais importante hoje é assegurar um bom desempenho dos estudantes em Matemática e em Língua Portuguesa. Como a Prova Brasil é focada nessas duas disciplinas, temos o Pró-letramento e o Gestar (Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar), que foram moldados tendo como base os mesmos parâmetros da prova. Mas já estamos encomendando para as universidades ações em outras áreas do conhecimento, como Ciências, História etc.
Como fazer para que a sociedade valorize mais o trabalho dos professores e veja a escola, de fato, como o lugar capaz de transformar o país?
HADDAD Eu acredito que a Educação vai virar um valor social quando mais gente - não importa a área de atuação, empresário, sindicalista, intelectual - perceber que é preciso melhorar a qualidade do ensino e que esse engajamento tem impacto sobretudo na vida das famílias mais humildes. Hoje, as pesquisas realizadas com pais de alunos de escolas públicas mostram que eles estão satisfeitos com a qualidade. Precisamos conscientizá-los de que ainda há muito a avançar. Infelizmente, essa é a realidade do país, mas devemos continuar lutando para fazer com que a Educação assuma esse papel fundamental que tem para mudar a realidade da população.
É possível atrair os jovens mais brilhantes para a carreira docente?
HADDAD Não apenas possível como
também necessário. Mas isso passa por essa conscientização da sociedade. Na
minha opinião, o piso salarial nacional é um passo nessa direção - um ponto de
partida nada desprezível. Eu estou convencido de que até os estados mais pobres
vão conseguir honrar o piso e também o artigo da lei que prevê um terço da
jornada de trabalho docente para atividades extraclasse. Esse é um primeiro
passo, que vai sinalizar para a juventude que a carreira do Magistério é
distinta das demais por ser a única que tem um salário inicial previsto na
Constituição. Falta, porém, olhar para a frente, apontar um horizonte. O jovem
precisa entrar na carreira e saber aonde pode chegar. Por isso, estados,
municípios e União devem entender que é preciso normatizar, em lei, a progressão
na carreira. Só assim os professores poderão vislumbrar seu futuro e fazer
disso um elemento motivador de sua prática. O terceiro ponto é, sem dúvida, a
formação desse pessoal.
“2º
Reportagem”
“Direito do professor, formação dentro da
escola falha”
“Estou
há 23 anos em sala de aula. Durante todo esse tempo não presenciei HTPC (Hora
de Trabalho Pedagógico Coletivo) que faça justiça ao nome”. O desabafo feito
pela professora Vilma Nardes Silva Rodrigues expõe uma das principais dificuldades
que o educador enfrenta para realizar um bom trabalho: a formação interna na
escola, que deveria ser rotineira, ora não existe, ora se deturpa. A questão é
tema da terceira reportagem da série do iG sobre
como o professor tem pouca chance de
aprender a ensinar.
Em tese, a carreira dos mestres é
estruturada para que ele se recicle e estude como ajudar seus alunos durante
todo o tempo em que estiver na ativa. A necessidade de aprender constantemente
é tão clara – ao menos na teoria – que existe legislação para garanti-la.
Por lei, um terço da carga horária
remunerada do professor deve ser destinado a atividades extraclasse. Cabe neste
tempo a correção de provas e trabalhos e o planejamento pedagógico, mas a
recomendação do Conselho Nacional de Educação é de que os profissionais se
reúnam para discutir dificuldades e soluções pedagógicas.
A maioria das redes públicas
sequer cumpre a lei. Em vez de reservar 33% do tempo para que os
docentes se preparem e dêem boas aulas nos outros 66%, prefeituras e Estados
esperam que os profissionais já cheguem preparados. “As pessoas acham que o
professor é um ser que nasce pronto. Longe disso, todos os dias há um duro
trabalho de buscar novas formas de ensinar a partir do diagnóstico dos alunos,
que também é trabalhoso”, diz Norman Atkins, presidente da Escola de Educação
Relay, nos Estados Unidos, e um dos principais críticos ao ensino apenas
teórico que os professores recebem.
Mesmo no tempo destinado à formação,
poucas escolas se dedicam a encarar as dificuldades pedagógicas que os
professores estão enfrentando. “Por mais que estas reuniões sejam marcadas, o
conteúdo é sempre de informes sobre datas, procedimentos e burocracias”,
lamenta Vilma que dá aulas em escola estadual, municipal e particular em
Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Ela conta que o tempo previsto fora
de sala nas redes públicas - que não chega a um terço das aulas, mas existe –
sempre tem um roteiro definido por governo ou direção. “Quando, muito
esporadicamente, o tempo é para formação, a equipe se reúne sem saber o que
está ocorrendo com as turmas e o tema acaba sendo um texto, uma apostila
genérica, assuntos distantes do contexto da aula.”
Em
uma das melhores escolas municipais de São Paulo, a Desembargador Amorim Lima,
muitos professores estão prontos para admitir que não têm tempo suficiente para
formação. O iG acompanhou um dia de reunião na unidade durante
a semana de organização escolar, que antecede o início das aulas.
Os professores foram agrupados por
módulos e passaram a maior parte do tempo ajustando horários, turmas e como
funcionaria a recuperação paralela. À tarde, houve um exercício em grupo com a
leitura de um texto sobre portfólio, proposto pela consultora voluntária,
Fátima Pacheco, uma das fundadoras da Escola da Ponte (instituição em Portugal
que conquistou alunos ao substituir a divisão tradicional em turmas e
disciplinas por projetos).
Todos estavam acostumados com a
palavra portfolio no sentido burocrático, ou seja, sabiam que se tratava de um
documento sobre o desenvolvimento da aula que deviam apresentar. Já o sentido
pedagógico, de identificar o avanço e as dificuldades de cada aluno, pegou de
surpresa vários professores. Ao final, os porta-vozes dos grupos admitiram que
preenchiam o documento, mas não exploravam sua função. “É algo que deveria ser
trabalhado toda semana para que os educadores pudessem se ajudar, mas a maioria
das escolas que visito no Brasil não usa bem”, comenta a consultora.
A diretora da unidade, Ana Elisa de
Siqueira, reconhece as dificuldades de formação. “O que posso lhe garantir é
que nesta escola todos estão interessados em fazer o melhor. A Fátima é
benvinda e ajuda muito, mas são tantos problemas para resolver, de toda ordem,
que não conseguimos focar sempre no ensino-aprendizagem.”
Apostilas expõem carência
A educadora Paula Lozano, autora de
uma pesquisa para a Fundação Lemann sobre o impacto da adoção de sistemas
apostilados – que dão roteiros prontos para as aulas – acha que o resultado é
mais uma prova da falta de formação dos professores. Segundo sua investigação,
os municípios que usavam material padronizado conseguiram melhores resultados
que os demais, apesar da qualidade questionável das apostilas e do impossível
nivelamento que elas pressupõem.
“Alguns sistemas eram bem ruins e, mesmo
assim, tiveram resultado melhor do que as aulas preparadas pelos docentes. Isso
significa que muitos educadores não conseguem organizar exercícios e atividades
para dar conta do conteúdo”, lamenta a educadora. Para ela, o Brasil devia
admitir a carência na formação do professor e ampará-lo mais enfaticamente. “Na Finlândia,
autonomia do professor é ótima, todos sabem como dar aulas maravilhosas. Aqui,
nem tanto.”
“3º
Reportagem”
“D-25
Formação de professores um exemplo da formação continuada”
* http://www.youtube.com/watch?v=8s6dNzSOFoE
“4º Reportagem”
“Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar”
* http://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI
“5º Reportagem”
“O Movimento do corpo infantil”
É um vídeo de uma reportagem retirada do
youtube, abaixo o link de acesso ao vídeo:
Bibliografia:
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